Pensamento da Novena 13-03-2024
Intenção geral: “ Com Maria, caminhamos com o Ressuscitado! ”
PENSAMENTO
Irmãos e irmãs. Vivemos em tempos de aceleração. Todos estamos muito ocupados. Trabalhos, viagens, vida familiar, amigos, exercícios físicos – todos estamos o tempo todo ocupados com uma infinidade de atividades. Mesmo o tempo de descanso é inundado pelas redes sociais e a internet. Não temos tempo a perder. O grande pecado de nossa sociedade é ficar desocupado, pega mal, é sinal de preguiça e falta de criatividade. Em nossa sociedade capitalista, perder tempo é perder dinheiro: Tempo é dinheiro, assim falamos!
É neste contexto acelerado que iniciamos hoje uma nova série de novenas cujo tema de reflexão é: COM MARIA, CAMINHAMOS COM O RESSUSCITADO. Não podemos esquecer que ainda estamos no tempo quaresmal. Temos a oportunidade para rasgar os nossos corações buscando acolher a PALAVRA DE DEUS que nos anima em nosso processo de conversão.
Neste tempo propício conforme a oração de coleta do primeiro domingo da quaresma pedimos: CONCEDEI-NOS PROGREDIR NO CONHECIMENTO DO MISTERIO DE CRISTO E CORRESPONDER-LHE POR UMA VIDA SANTA. Eis o convite desafio para a nossa conversão.
Olhemos agora para a Palavra de Deus nos diz que depois de Jesus ter curado um homem no sábado. Foi atacado violentamente pelos fariseus por violar as suas tradições. E Jesus proclama, no texto de hoje: “Meu Pai trabalha sempre, portanto, também eu trabalho. Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se assim igual de Deus”. Quantas vezes nós nos deixamos levar por falsas notícias e atacamos as nossas autoridades eclesiais. Quantas calúnias feitas ao Papa Francisco, à CNBB e a tantas outras pessoas que fazem o bem distanciando-se de certas tradições. As pessoas são mais importantes que a tradições. Jamais esqueçamos desta verdade.
Irmãos e irmãs celebrando o nosso jubileu de prata, preparemos os nossos corações para “Com Maria, caminhar com o Ressuscitado”. Abramos os nossos corações e juntos peregrinemos assumindo as surpresas do tempo pascal.
Mãe do Perpetuo Socorro, Rainha e Padroeira do Mato Grosso do Sul intercedei por nós a fim de que possamos caminhar com o Ressuscitado. Amém.