Pensamento da Novena 15-11-2023
Queridos irmãos e irmãs, celebrando o segundo dia da Novena em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, insistimos mais uma vez: Vinde, por Maria, ó Príncipe da Paz! E precisamente hoje, Jesus no Evangelho cura dez enfermos, que por causa da sua doença eram excluídos do convívio social, e somado a isso eram samaritanos, povo discriminado pelos judeus.
O Príncipe da Paz não rejeita ninguém, seja qualquer for sua origem e condição: ele foi enviado pelo Pai a todos, e para manifestar mais perfeitamente a redenção do gênero humano, age muitas vezes com discrição e ternura, sempre pelos mais pobres entre os pobres, simbolizados nesta passagem pelos leprosos samaritanos.
Será que entre nós, devotos da Mãe do Perpétuo Socorro, alguém se aproximaria dos leprosos-samaritanos do nosso tempo? Aqueles que estão em condição de rua, mergulhados nos vícios, sozinhos nos leitos hospitalares, mendigando nos semáforos e deprimidos pela doença?
Amados irmãos e irmãs, se é verdade que clamamos a paz em nosso mundo e nas nossas famílias, deixemos que a paz esteja primeiramente em nós mesmos. A misericórdia, a ternura e a proximidade são o remédio que temos para construir a paz. Ao aproximarmos cada vez mais do advento e do natal do Redentor, não esqueçamos nunca de gritar: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!
Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós!