Pensamento da Novena 16-08-2023
Amados irmãos e irmãs, ao celebrarmos o sétimo dia da Novena em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Padroeira do Estado de Mato Grosso do Sul, somos animados com a prece Maria, Mãe e Mestra, ensinai-nos a ouvir o Evangelho da vocação! E precisamente hoje o Senhor nos ensina como lidar com o pecado, o escândalo e o pecador.
O Evangelho de Mateus nos traz o itinerário do perdão: aproximar-se do pecador e corrigi-lo fraternalmente. Esta dinâmica de Jesus deve ser sempre usada por nós cristãos, e sobretudo num ambiente de unidade e oração. Mas muitas vezes somos tentados a preferir a pedagogia do “vamos deixar e ver até onde ele se enforca!”
Deus nunca abandona o ser humano, mas o corrige para que ele alcance a vida, pois sempre nos perdoa e acolhe. Porém todos nós, inclinados para o pecado, não temos a capacidade de corrigir, perdoar e acolher. Com isso afastamos nós e os irmãos da graça de Deus, ou seja, apenas temos o nome de cristãos, mas não somos Cristo na vida do outro.
Peçamos, queridos devotos da Mãe do Perpétuo Socorro, a sabedoria de saber lidar com os conflitos e escândalos, e também a coragem de corrigir os que erram, para que voltem ao caminho da vocação cristã garantida pelo Evangelho da redenção. Que nossa Mãe e Mestra nos ajude neste santo propósito:
Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós!