Pensamento da Novena 18-09-2024
Intenção geral: “Com Maria, somos convidados ao banquete do Senhor. ”
PENSAMENTO
Irmãos e irmãs iniciando esta nova série de novenas, neste ano jubilar, com o tema: “Com Maria, somos convidados ao banquete do Senhor”. Algo que nos chamará a atenção neste tema é o verbo “SER” conjugado na primeira pessoa do plural: ‘SOMOS’.
Inspirados pelo Evangelho de Lc 7,31-35 há pouco proclamado percebemos que é impossível não tomar uma decisão diante do Evangelho. Será que estamos dispostos a mudar alguma coisa em nós? Diante da mensagem de Jesus podemos arrumar desculpas e pretextos para não aceitar o convite que nos é feito. Esta pode ser a atitude de muitos de nós que não queremos mudar e aceitar o convite para a festa da vida. “Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes”. A Palavra de Cristo será sempre um convite a viver a verdade, independente de quem a anuncie.
O Evangelho nos provoca a assumirmos o convite para o banquete assumindo responsavelmente a nossa história de vida marcada por avanços, conquistas, sucessos, decepções, carências e assim a lista segue…
Como uma resposta a este convite queremos, primeiramente, assumir a nossa missão batismal de testemunhas do Evangelho em nossa realidade pessoal, familiar, comunitária e social.
Irmãos e irmãs nesta novena faremos eco da mensagem do Papa Francisco para o dia mundial das missões, cujo lema é: “Ide e convidai a todos para o banquete”.
Que o imperativo missionário “ide” e o convite do Cristo Missionário nos disponha à mudança de vida, assumindo um processo de conversão missionária saindo de nossas áreas de conforto.
Por isso, irmãos e irmãs em nossas atividades missionárias, nunca nos esqueçamos que somos convidados e enviados a anunciar o Evangelho a todos, e «não como quem impõe uma nova obrigação, mas como quem partilha uma alegria, indica um horizonte estupendo, oferece um banquete apetecível» (EG 14).
Mãe do Perpétuo Socorro ajudai-nos a viver o convite e o mandato missionário neste ano jubilar. Amém.