Pensamento da Novena 18-12-2024
Intenção geral: “Com Maria peregrinamos a Jesus, nossa esperança”.
PENSAMENTO
Estimados com Maria peregrinamos a Jesus, nossa Esperança. Na Bula de Proclamação do Ano Jubilar, o Papa Francisco nos diz: “que a peregrinação representa um elemento fundamental do Ano Jubilar. Pôr-se a caminho é típico de quem anda a procura do sentido da vida. A peregrinação feita á pé favorece a descoberta do valor do silencia, do esforço e do essencial […]”.
Hoje queremos destacar alguns gestos concretos para vivermos com esperança o Ano Jubilar.
Peregrinação. Peregrinar, neste caso, é muito mais que fazer uma viagem a Roma, peregrinar, é, na verdade, uma experiência de conversão, de mudança de vida em busca da santidade.
Porta Santa. A abertura da Porta Santa marca o início do Ano Jubilar, ela simboliza a passagem, a entrada para a Igreja de Cristo, sinal de unidade e comunhão.
Reconciliação. O Jubileu é um tempo favorável para a conversão e o perdão, um ano propício para viver de forma concreta, o Sacramento da Reconciliação.
Oração. A oração é a força primeira da Igreja. Este ano (2024) foi instituído como o Ano da Oração em preparação para o Ano Jubilar. Assim cada fiel (cada devoto) é convidado a “perseverar na oração em comum” (cf. At 1,14) como caminho para a santificação
Acolhimento. Além de beber a esperança na graça de Deus, somos convidados a descobri-la nos sinais dos tempos acolhendo os promotores da paz, as pessoas oprimidas pela enfermidade e pela idade, os pobres e os migrantes, os jovens nos seus ideias de renovação, os privados de liberdade experimentam no dia a dia o vazio interior.
Indulgencia. A indulgencia revela a misericórdia de Deus e está ligada intimamente à Reconciliação sacramental.
Irmãos e irmãs que estes gestos concretos nos ajudem a viver com maior esperança e cantar as Glorias da Mãe do Perpetuo Socorro. Amém.