Pensamento da Novena 19-02-2025
Intenção geral: “Peregrinamos como Maria o caminho da esperança e da conversão. ”
PENSAMENTO
Queridos devotos da Mãe do Perpétuo Socorro, como peregrinos neste Ano Jubilar, queremos percorrer um caminho de conversão ancorados na esperança que não engana. Hoje, nesta nossa reflexão, vamos partilhar um texto do Cardeal José Tolentino de Mendonça, e deixemos que o Espírito Santo nos abra os corações, e nos faça perguntar como entender a dimensão do chamado à esperança.
A esperança, à qual o Senhor nos chama, só se enxerga bem com os olhos do coração. É o nosso coração que, mesmo duvidando, mesmo levantando tantas perguntas, mesmo carregado de medos e de escuridão, pode compreender a dimensão da esperança para a qual fomos chamados.
É interessante notar que Jesus envia os discípulos em missão mesmo diante da dúvida eles, porém o Senhor não disse que aquela missão era apenas para os que acreditavam de forma firme e inabalável. Jesus confia a missão a todos.
As dúvidas, as dificuldades do nosso caminho, a dificuldade de enxergar a esperança para a qual somos chamados, fazem parte da nossa condição humana. Mas precisamos continuamente pedir ao Espírito Santo que nos esclareça, nos ilumine e nos guie até a verdade plena.
Por exemplo, pensemos em alguém enfermo que sofre dores horríveis: qual é o segredo dessa pessoa? O segredo está numa imagem de amor que ela tem dentro de si, algo que ela internalizou, experimentou e que se tornou a sua força para sempre.
Queridos irmãos, que neste Ano Santo, dedicado à esperança, cada um de nós sinta o grande desafio de reforçar, avivar e iluminar, dentro do próprio coração, a experiência do amor de Deus. Este é o ano para ouvirmos a voz do Pai: a esperança não engana!