Pensamento da Novena 19-06-2024
Intenção geral: “Dai-nos, Senhor, a alegria de buscarmos novos caminhos para ser Igreja”.
PENSAMENTO
Irmãos e irmãs estamos prestes a iniciar a nossa novena em preparação para festa de nossa querida Mãe do Perpétuo Socorro padroeira do Mato Grosso do Sul com o coração marcado pela alegria de caminhar como povo de Deus buscando a nossa redenção.
Em nossa convivência cristã em nossas comunidades encontramos pessoas tão alegres que chegamos a perguntar: Essas pessoas não têm problemas, não passam tribulações e sofrimentos? A verdade é que todos têm aflições e dificuldades, porém, a fé que possuem ultrapassa e vai além de tudo isso.
Sabemos perfeitamente que “a sociedade tecnológica teve a possibilidade de multiplicar as ocasiões de prazer, no entanto, ela também encontra grandes dificuldades em experimentar a alegria. Pois esta provém de outra fonte: a alegria espiritual.
Escreve-nos São Paulo VI: “Existe algo maior que as pessoas carregam dentro de si: a alegria do Cristo que venceu a morte. Essa alegria da vida nova em Cristo, que vende os escombros da morte, é impulso para continuar o itinerário da fé pascal”.
Perguntamo-nos: como podemos testemunhar com coragem a alegria do Evangelho em meio a tanto sofrimento no mundo.
Irmãos e irmãs se desejamos conhecer a alegria do Evangelho, não podemos fugir do sofrimento do mundo, mas ter coragem de mergulhar nele, para encontrar no meio dele a alegria de Deus. Querer uma alegria sem tristeza quer dizer viver num mundo de fantasia, é uma forma de evasão da realidade”.
O Evangelho que acabamos de ouvir nos chama a atenção para algo muito importante. Diante da verdade de Jesus Cristo temos que nos perguntar quais são as nossas motivações profundas para fazer o bem. Se rezamos, damos esmolas e fazemos inclusive algo heroico só para aparecer já recebemos a recompensa. Portanto, cuidado!
Mãe do Perpétuo Socorro, refúgio dos atribulados ajudai-nos a viver a pedagogia da alegria que nos coloca em contato com o sofrimento do mundo. Amém.