Pensamento da Novena 20-01-2020
Estamos na oitava semana da novena rezando a intenção geral: “Jesus e Maria, ajudai-nos a construir uma cultura de paz e um mundo fraterno”.
Construir uma cultura de paz e um mundo fraterno exige da parte das pessoas o correto uso das leis para garantir a paz, a justiça e a fraternidade.
No tempo de Jesus, resgatar a dignidade de alguém em dia de sábado era proibido por lei, mas isso não era feito em nenhum outro dia. Por causa disso, uma lei que não protege e favorece a vida não merece ser respeitada nem cumprida.
No Evangelho de hoje, Jesus toca na ferida daquela sociedade legalista que idolatra a lei em detrimento da vida das pessoas. A dureza de coração dos fariseus os levou a tramar “contra Jesus como haveriam de matá-lo” (Mc 3,6), para ver se Ele ia “curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo” (Mc 3,2).
Ao curar em dia de sábado, Jesus selou sua sentença de morte, mas foi para isso que Ele veio: para dar a sua vida em favor dos seus, socorrendo principalmente os que mais precisam. E naquele momento, era o homem da mão atrofiada que mais precisava.
Com esta atitude de Jesus, aprendemos que podemos fazer o bem todos os dias e que a lei deve garantir e preservar a vida. Se uma lei religiosa oprime em vez de libertar, isso entristece a Deus, pois revela a dureza do nosso coração.
Que as leis dos homens garantam a paz e a fraternidade e não tornem mais pesada a vida daqueles irmãos desamparados pela sociedade.
Mãe do Perpetuo Socorro, rogai por nós!