Pensamento da novena 21-08-2024
Intenção geral: “Com Maria, inspirados pela Palavra de Deus, assumamos a nossa vocação”.
PENSAMENTO
Devotos e devotas da Mãe do Perpétuo Socorro, nesta semana em que suplicamos a Deus pela vida consagrada, também celebramos hoje São Pio Décimo, eleito Papa em 1903, grande defensor da fé católica e da integridade da fé. Foi ele quem incentivou e promoveu a comunhão eucarística das crianças.
No próximo domingo celebramos o dia do/a catequista. Agradeçamos a Deus a vida de nosso primeiro catequista que nos mostrou o carinho de Deus, e nos encaminhou em nosso processo vocacional.
Nos perguntemos: como nasce, se manifesta e se expressa a nossa vocação?
Nossa vocação nasce do amor gratuito e misericordioso de Deus. Amor feito seguimento no um estilo de vida, onde nosso modo de ser e de agir leva a marca de um carisma. Seguimos a Jesus Cristo à maneira de nossos fundadores. O amor se expressa pela ação gratuita de Deus para conosco, chamado que é puro dom, pura graça de seu amor para conosco. Sabedor do barro que somos feitos nos chamou para segui-Lo.
Nossa vocação é manifestação do amor de Deus para conosco que se faz cântico de louvor, ação de reverência, atualização do serviço. O amor se comunica, se torna fonte de vida que quer chegar até o outro. O amor se faz canção, alimento, paisagem, cifra e código de mensagens inesgotáveis para serem lidos e interpretados. O amor se cultiva, se alimenta para que possa fortalecer. Do contrário ele se deteriora, se estanca e pode chegar a acabar-se. Descuidar de nossa vocação, ou deixá-la ao vai e vem próprio de nós mesmos, poderá levá-la à morte.
Nossa vocação se expressa no seguimento radical de Jesus Cristo na missão a que nos chamou. Nosso amor se faz missão, práxis de amor no seguimento. Fonte inesgotável de nossa fidelidade é a vida de oração, a qual nos faz criativos em nossa entrega. A oração se converte em uma exigência muito concreta. Quem reza não desperdiça o seu tempo.
Nossa vocação não pode ser afogada no individualismo da ação, que nos separa fazendo de uns superiores em capacidades e oportunidades, não podemos cair na eficácia do profissionalismo que cria barreiras e muros relacionais, não podemos optar por um ativismo que afoga e escraviza.
Mãe do Perpétuo Socorro, rainha e mãe dos consagrados e protetora dos catequistas, rogai por nós para que sejamos fiéis à nossa vocação. Amém.