Pensamento da Novena 22-01-2025
Intenção geral: “PEREGRINAMOS COMO MARIA O CAMINHO DA ESPERANÇA E DA CONVERSÃO”.
PENSAMENTO
Irmãos e irmãs, iniciamos um novo ano marcados por sonhos e projetos e de vida. Hoje, como peregrinos de esperança, também começamos uma nova Novena com a certeza de que o Espírito Santo colocará em nossos corações as palavras certas, para bem vivermos em nossas famílias e com as pessoas que fazem parte de nossas relações.
Neste Ano Jubilar vamos tomando consciência de que a vida cristã é um caminho que precisa de momentos fortes para robustecer a esperança, como ressalta a bula de proclamação do Jubileu. E nós, aqui no Santuário, vamos vivenciar nesta Novena o tema peregrinamos como Maria o caminho da esperança e da conversão.
Nestas nove quartas-feiras seremos peregrinos como Maria, e convidados a refletir sobre algumas situações que marcaram profundamente a vida de nossa Mãe celestial.
Vejamos em primeiro lugar a cena da Anunciação: Gabriel foi enviado a uma jovem virgem e prometida em casamento; ao ser engravidada sem estar casada, Maria se coloca imediatamente em perigo de morte. Se ela for denunciada por José, e se a lei judaica for seguida à risca, Maria será morta por apedrejamento.
Este chamado de Deus vem para desestabilizá-la, para tirá-la de sua área de conforto. E ao aceitar a missão de ser a Mãe do Senhor, permite que uma situação de escândalo se transforme em um caminho de graça.
Caros devotos, Maria se une a todas as mulheres que estão passando por situações difíceis, de escândalos aparentes – e muitas destas mulheres estão hoje, aqui no Santuário – para mostrar que Deus está com vocês. Pois, muitas vezes, o que aos olhos de muitos pode ser um motivo de vergonha ou condenação, transformar-se-á em motivo de renovação, de transformação total de vida.
Por isso, queridos irmãos e irmãs, nos colocamos como Maria na escuta profunda da Palavra de Deus, que nos abre novos caminhos que nos levam à conversão. Santa Mãe do Perpétuo Socorro, peregrina de esperança, intercedei por nós hoje e sempre. Amém.