Pensamento da Novena 23-08-2023
Intenção geral: “Maria, Mãe e Mestra, ensinai-nos a ouvir o Evangelho da vocação!”
PENSAMENTO
Queridos devotos da Mãe do Perpétuo Socorro, hoje a Igreja nos dá a oportunidade de celebrar a Festa de Santa Rosa de Lima, Padroeira da América Latina. Ela é um modelo para todos nós de devoção a Nossa Senhora e fidelidade ao Evangelho da vocação. E como toda memória de um santo ou santa, se torna mais exigente nossa celebração e resposta à fé.
O trecho evangélico da Festa de hoje, nos faz mais uma vez meditar as parábolas dos tesouros do Reino dos Céus. Santa Rosa, a partir da sua vocação leiga, soube abrir com alegria os tesouros da graça de Deus, mesmo diante das provações e sofrimentos. A jovem Rosa repetia sempre: “Se os homens soubessem o que significa viver na graça, não se assustariam diante de qualquer sofrimento, porque a graça é fruto da paciência”.
Amados irmãos e irmãs, ao longo das últimas quartas-feiras pedimos incessantemente: Maria, Mãe e Mestra, ensinai-nos a ouvir o Evangelho da vocação! Mas às vezes diante de nossas ansiedades, e até mesmo da doença, tampamos os ouvidos à Boa-Nova de Jesus e matamos a vocação cristã: o ardor do nosso coração se apaga e os nossos pés se paralisam.
Hoje a Igreja na América Latina quer lembrar a todos os fiéis, sobretudos os leigos e leigas, que como Santa Rosa de Lima ergamos nossas mãos sofredoras aos céus, para que as ilusões do tempo presente passem, e Deus acolha as nossas preces como flores do nosso coração. Peçamos esta graça clamando à nossa Mãe e Mestra:
Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós!