Pensamento da novena 05-06-2024
Intenção geral: “Dai-nos, Senhor, a alegria de buscarmos novos caminhos para ser Igreja”.
PENSAMENTO
Irmãos e irmãs caminhando com alegria no aprofundamento de nossa fé neste ano jubilar e preparando-nos para a festa de nossa Mãe do Perpetuo Socorro. Estamos percebendo que a alegria é algo que brota de um coração cheio de Deus, brota de um coração cheio de paz e nos leva a proclamar o Evangelho a todos os povos e nações.
O Papa Francisco nos ensina que a alegria é um dom que deve suplicado a Deus na oração. Uma antiga sabedoria bíblica nos ajuda a compreender as palavras do Papa: “A alegria do coração é a vida do homem e um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida” (Ecl. 30,22-23). Ser alegre é demonstrar gratidão a Deus e às pessoas que nos cercam. Uma pessoa alegre é uma pessoa grata.
Devotos e devotas aprofundando o nosso caminho em vista de uma Igreja marcada pela alegria. Ouçamos São Paulo escrevendo aos Romanos e exortando-nos no hoje de nossa vida com estas lindas palavras: “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração” (Rom 12,12). O nosso Deus é o Deus da alegria, o Deus da esperança, o Deus da vida. O apóstolo continua animando os cristãos, nos animado na esperança e na fé: “Que o Deus da esperança os encha de alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo” (Rom 15,13).
Deixando-nos tocar pelo Evangelho ora proclamado. Muitas vezes podemos encontrar dificuldades para acolher a Palavra de Deus. Qual é a razão da dificuldade? É que muitas vezes se parte de princípios falsos como foi o caso dos saduceus. Jesus deixa claro que a ressurreição dos mortos é possível porque Deus é o Deus dos vivos. Ele nos criou para estarmos com Ele. Essa é a verdade. Não existe outra.
Supliquemos à Mãe do Perpetuo Socorro, Senhora da Vida, a graça de acreditarmos profundamente na ressurreição razão de nossa alegria. Mãe do Cristo Ressuscitado, rogai por nós hoje e sempre. Amém.