Pensamento da Novena 25-12-2024
Intenção geral: “Com Maria peregrinamos a Jesus, nossa esperança”.
PENSAMENTO
Irmãos e irmãs é Natal: a esperança que refaz o ser humano
“No princípio era o Verbo… e o Verbo era Deus… Todas as coisas foram feitas por meio d’Ele, e, sem Ele; coisa alguma foi feita de quanto existe… E o Verbo fez-Se carne e habitou entre nós” (Jo. 1, 1.3.14).
Com Maria peregrinamos a Jesus, nossa Esperança. Hoje nossos corações fervilham pois o Deus da esperança se faz presença entre nós. O clamor que brota da solenidade do Natal do Senhor é para que abramos nosso coração e nossas vidas a Cristo.
Acolher a Cristo, nossa Esperança, em nossos corações é dar condições para que o ser humano se beneficie da caridade do Senhor, que se torna esperança para o ser humano que é manifestada na justiça, na fraternidade, na solidariedade.
Irmãos e irmãs vivemos num mundo marcado pela injustiça, pela violência das armas, pela guerra impiedosa que elimina inocentes. Vemos, em nosso meio, quantas famílias vivem o drama das drogas.
Quantos em nome de diversos interesses expulsam multidões de homens e mulheres da Terra, do seu trabalho e os condenam à fome e escravidão, continuamos a se dizer: “não haver lugar para Ele na hospedaria”, porque não há lugar para que o ser humano viva com dignidade.
Descobrimos novamente a verdadeira alegria do Natal. Ainda que o mundo O não conheça, Ele É! Ainda que os seus O não recebam, Ele vem! E ainda que não haja lugar para ele na hospedaria. Ele nasce! (cf. Mensagem de João Paulo II no Natal de 1981)
Ser testemunhas do Natal significa transformar a vida em dom de caridade e de generosidade para todos. Caridade que é a manifestação da bondade, da docilidade, da ajuda solidária a todos aqueles que sofrem na miséria, na doença e no abandono e sinal de esperança para todos. Deus é Amor e fonte de nossa esperança!
Mãe do Perpetuo Socorro ensinai-nos a viver o verdadeiro Natal e anunciar a esperança que transforma a vida. Amém.