Pensamento da Novena 26-02-2025
Intenção geral: “Peregrinamos como Maria o caminho da esperança e da conversão. ”
PENSAMENTO
Estimados irmãos e irmãs peregrinos como Maria no caminho da esperança e da conversão, se faz necessário iniciar um caminho da conversão deixando-se guiar por Deus. Conversão é ir contra a corrente, contra a vida superficial, incoerente e ilusória que, frequentemente, nos arrasta, domina e torna-nos escravos do mal ou, pelo menos, prisioneiros dele.
Neste sentido, nos perguntemos: e Maria, experimentou também uma conversão? Num primeiro momento dizemos que não, porque ela é a Imaculada. Em um segundo momento podemos dizer que sim, e muitas vezes.
Ela tinha o seu projeto de vida, isto é, tornar-se esposa e dona de casa de Nazaré. Assim tinha interpretado a sua vocação de vida. Na anunciação do Anjo, Deus mudou este projeto, e Maria converteu logo a própria vontade, fazendo-se obediente à vontade de Deus.
Como já vimos ela teve a coragem de perguntar: Como é possível? Não conheço homem. Ela imediatamente aponta para o concreto, e Gabriel explica-lhe a ação do Espírito Santo neste evento. O seu sim é uma decisão de abandonar os próprios projetos, para estar totalmente envolvida no plano inesperado de Deus.
Da mesma forma em Jerusalém, tendo encontrado Jesus, depois de três dias, não compreende a explicação dada pelo Filho, mas guarda todas estas coisas no próprio coração. Ele não se deixa atormentar por pensamentos de falta de atenção para com o Jesus, mas imprime e guarda esse fato na memória de seu coração.
Ou ainda quando as pessoas começam a julgar seu Filho, considerando-o louco. Neste episódio, Maria compreendeu que tinha terminado o seu papel de Mãe, de educadora e de amiga de seu Filho. De agora em diante ela se torna a discípula do Senhor fazendo a vontade de Deus. Ela fez o seu caminho, e hoje nós pedimos que ela nos acompanhe em nosso caminhar até a eternidade. Amém.