Pensamento da Novena 26-08-2020
Estamos na quinta semana da série de nossa novena, rezando com o tema: “Mãe do Perpétuo Socorro, olhai com carinho os nossos doentes e dai-nos saúde!”.
Há uma voz que clama na nossa consciência sobre o perigo da hipocrisia. Esta foi denunciada por Jesus, e devemos prestar muita atenção nas suas consequências em nossa vida.
A hipocrisia é definida como fingimento, falsidade; fingir sentimentos, e crenças, que na realidade não possui. Segundo o Evangelho de hoje (cf. Mt 23,27-28), esse comportamento dos fariseus foi denunciado por Jesus.
Podemos comparar a hipocrisia com os vícios que destroem a vida de quem é viciado como daqueles que convivem com o dependente.
Assim como a hipocrisia prejudica a harmonia na comunidade, o vício é um hábito que, danificando a saúde do viciado, acaba prejudicando a saúde daqueles que com ele convivem: a dependência química, jogos de azar, o uso abusivo de internet, alcoolismo…
Portanto, é fundamental estarmos atentos às incoerências, por menor que elas sejam, pois elas atrapalham nossa entrega a Deus e o nosso serviço aos irmãos.
Tal exercício deverá ser diário, porque revendo nossas atitudes, ganhamos saúde mental, espiritual e física.
Em vista disso, recorramos sempre a Virgem Santíssima, a saúde dos enfermos, para que não nos falte a bênção salvadora do Seu Filho Jesus.
Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós!