Pensamento da Novena 27-02-2019

0

Intenção geral: “Procurando viver as virtudes, convertei-vos e crede no Evangelho

PENSAMENTO 

Estamos na oitava novena desta série, rezando com Maria, “Procurando viver as virtudes, convertei-vos e crede no Evangelho”. Hoje vamos refletir sobre a virtude da EMPATIA. 

Empatia é virtude e habilidade de colocar-se no lugar do outro para entender suas necessidades, sentimentos e problemas. Para adquiri-la, é preciso ouvir as pessoas e captar suas emoções, para assim chegar a uma relação próxima e compreensiva.

Atualmente, a empatia vem se tornando uma qualidade rara entre as pessoas. Com o corre-corre do mundo moderno, muitas vezes acabamos não prestando atenção nas pessoas que estão à nossa volta. Desta maneira, nos tornamos o contrário de empáticos, nos tornamos “apáticos”.

A empatia permite conhecer e compreender melhor as pessoas por meio da convivência cotidiana, dessa forma é possível melhorar as relações familiares obtendo uma maior colaboração e entendimento entre todos; entre os amigos garante uma amizade duradoura; com os conhecidos abre a possibilidade de novas amizades; no trabalho melhora a interação entre os colegas de profissão   que resulta em melhor desempenho e produtividade da equipe.

Que o perpétuo socorro de Maria nos ajude a vivenciar a virtude da Empatia. Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós!