Pensamento da Novena 30-09-2020
Hoje iniciamos uma nova série de Novenas que se estenderá até o dia 25 de novembro, rezando a intenção geral: “Com Maria, em família, anunciamos o poder da esperança”.
Anunciar o poder da esperança para os novos tempos é tarefa de todos nós, principalmente em família. No Evangelho, as respostas de Jesus para aquelas pessoas que queriam segui-lo (cf. Lc 9,57-62) deixam claro que o anúncio da esperança do Reino de Deus é urgente e está acima de outros compromissos, também importantes.
Jesus não desvaloriza a família. Pelo contrário, é na família que aprendemos que o amor a Deus não pode ser sufocado pelo apego humano. A família que Jesus forma não está baseada nos laços sanguíneos, pois, para Ele, somos todos irmãos, filhos do mesmo Pai.
A fraternidade nos ajuda a compreender a importância da esperança, porque se um irmão está sofrendo, o outro deve socorrê-lo, ajudando-o no que for possível.
O irmão que ajuda o outro mostra que há vida além do sofrimento presente. Importa saber que “olhar para trás” (L 9,62), é deixar de experimentar a esperança.
Que o auxílio da Mãe do Perpétuo Socorro prepare-nos para assumirmos com alegria os desafios e as exigências do Reino de Deus.
Mãe do Perpétuo Socorro, Rogai por Nós!