Pensamento da Novena 30-12-2020
Estamos na quinta semana da novena rezando a intenção geral: “Jesus e Maria, ajudai-nos a construir uma cultura de paz e um mundo fraterno”.
A Liturgia da Palavra desta semana nos mostra a apresentação de Jesus ao Senhor no templo. Hoje, o Evangelho reserva o encontro do menino Jesus com a profetiza Ana, uma mulher de vasta experiência de vida, inclusive de vida religiosa. A profetiza Ana propagou a boa notícia a todos que o Salvador, anunciado pelos profetas, chegou (cf. Lc 2,38).
Em nosso tempo, pela força do nosso batismo, pela vivência comunitária de nossa fé e pelo auxílio da Palavra de Deus e dos sacramentos, somos encorajados a anunciar a todos que o Salvador chegou para nós, que Ele veio revelar que amar a Deus é não dar tanta importância às coisas passageiras deste mundo.
Quem se prende às coisas do mundo tem a visão ofuscada por elas e não vê o essencial que são as coisas de Deus: a paz, fraternidade, comunhão de sentimentos, alegria, fidelidade, sabedoria, graça, perdão, acolhimento.
O Evangelho encerra dizendo que “a graça de Deus estava com ele” (Lc 2,40), e esta graça é a graça de perdoar os pecadores e lhes dar a alegria da salvação.
Mãe do Perpetuo Socorro, rogai por nós!