Pensamento da Novena 14-02-2024
Intenção geral: “Maria nos diz: fazei o que Ele vos disser! ”
PENSAMENTO
Queridos irmãos, iniciamos o itinerário quaresmal, que nos prepara para celebrar o mistério pascal do Senhor, e também recordar as nossas promessas batismais, as quais Maria nos resume dizendo: fazei o que Ele vos disser! Também hoje abrimos no Santuário a Campanha da Fraternidade: Fraternidade e Amizade Social é o tema deste ano, refletido a partir do que Jesus nos diz: “Vós sois todos irmãos e irmãs”.
Mas como podemos percorrer este caminho quaresmal e de fraternidade? Através de três grandes atalhos: voltar à verdade de nós mesmos, voltar a Deus e aos outros. As vias do jejum, da oração e da esmola não se tratam de ritos exteriores, mas de comportamentos que devem expressar uma renovação do coração.
Quem de nós já não escutou estas frases: nesta Quaresma não vou comer doce, ou não vou me alimentar durante o dia. Muitas vezes são gestos que não tocam a vida, não são verdadeiros, flertam com a superstição, sendo feitos para admiração e aplausos dos outros. Amados devotos, na vida de fé, pessoal e comunitária, não contam as exterioridades, conta apenas o olhar de Deus que contempla em nossas vidas o amor e a verdade.
Daqui a alguns instantes será celebrado o rito da imposição das cinzas, e prestemos bastante atenção no que o ministro nos diz: Convertei-vos e crede no Evangelho. A Quaresma é tempo da verdade, para fazer cair as máscaras que pomos todos os dias a fim de aparecer perfeitos aos olhos do mundo. Peçamos a Nossa Senhora a graça de lutar contra as falsidades e as hipocrisias: não as dos outros, mas as nossas! Olhá-las de frente e lutar.
Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós!