Pensamento do Dia 28-08-2024
Intenção geral: “Com Maria, inspirados pela Palavra de Deus, assumamos a nossa vocação”.
PENSAMENTO
Irmãos e irmãs, devotos da Mãe do Perpetuo Socorro, neste ano jubilar, meditamos a nossa vida vocacional sob a regência de nosso maestro Jesus Cristo e com Maria, inspirados pela Palavra de Deus vamos dia a dia assumindo e vivenciando a nossa vocação de filhos e filhas de Deus.
Hoje, celebramos Santo Agostinho, filho de Santa Monica. Ele converteu-se ao cristianismo com 32 anos de idade. Foi batizado por Santo Ambrósio. Tornou-se sacerdote e depois bispo de Hipona, na Argélia. Deixou-nos grandes ensinamentos que até hoje estão presentes na Igreja. Agostinho assumiu a sua vocação na radicalidade, por isso mesmo é necessário voltar às fontes de nossa vocação.
Constantemente nós escutamos o conselho: “é necessário voltar às fontes”, fazendo referência a voltar às origens de nosso chamado para replanejar a nossa vida e renovar as nossas forças.
É necessário “voltar as fontes” do chamado inicial, isto é, é preciso fazer “uma peregrinação” ao passado, é necessário ver a minha história, é ver onde foi e onde me encontrei com Ele como os discípulos na Galileia, como foi que me deixei conquistar, com que e como consegui que meu olhar se pusera sobre Ele, o que foi que me encantou de sua vida, de sua presença, de sua missão.
Este voltar as fontes é um deter-se para estar, novamente, em contato desde onde o Mestre nos chamou, e desde quando e onde tomamos consciência de que o único que queríamos era seguí-Lo porque somente Ele tem palavras de vida eterna. (cf. Jo 6,68)
Voltar as fontes é recordar que o chamado de Deus em nossa vida é um chamado em primeira pessoa, com nome e sobrenome, para despertar minha consciência e viver de minha própria verdade mais profunda. Criar a consciência de que Ele chama a cada momento para que tiremos todas as coisas que nos impedem de alegrar-nos e ter a certeza de seu amor. Ele nos chama por amor a viver em profundidade e coerência o chamado, a ser finalmente testemunha da alegria e esperança de quem é profundamente amado por Deus.
Hoje juntamente com Santo Agostinho agradeçamos a Deus, pelas mãos da Mãe do Perpetuo Socorro, por sua misericórdia que transformou a nossa vida.
Mãe do Perpetuo Socorro, Mãe das vocações missionárias, ajudai-nos a viver com fidelidade o dom de nosso chamado inspirados na Palavra de Deus. Amém.