Pontíficias Obras divulgam conferencistas do Congresso Missionário de Seminaristas

0
Com o tema “O missionário presbítero para uma Igreja em saída”, o 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, que será realizado de 9 a 12 de julho, contará com a presença do arcebispo emérito de São Paulo, cardeal Claudio Hummes; do bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão para a Ação Missionária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Esmeraldo Barreto de Farias; e da presidente do Conselho Nacional do Laicato no Brasil (CNLB), Marilza Lopes Schuina. Os três conferencistas foram divulgados pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), promotora do evento.

O objetivo do encontro é animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros para um autêntico espírito missionário. O Congresso será realizado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), em Belo Horizonte (MG). Trata-se de uma iniciativa das POM, e que já possui cerca de 300 participantes inscritos entre seminaristas, reitores de seminários, formadores, bispos e convidados.

Conferências

O primeiro conferencista do evento será dom Esmeraldo Barreto. Ele falará sobre “Os desafios da missão para a formação do missionário presbítero”, na manhã do dia 10 de julho. No mesmo dia, a conferência “Visão dos leigos e leigas sobre a formação do presbítero” será conduzida pela presidente do CNLB, Marilza Lopes.

O cardeal Claudio Hummes apresentará a conferência sobre “As interpelações do papa Francisco sobre a formação do missionário presbítero”. Já  o secretário executivo do Centro Cultural Missionário (CCM), padre Estevão Raschietti, conduzirá a quarta conferência, sobre “A missão ad gentes no ministério do missionário presbítero”.

Com informações das POM