Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - MS

Projetos

Comunidade Terapêutica Redentorista de Campo Grande (MS) – Chácara Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

A Comunidade Terapêutica Redentorista de Campo Grande (MS) – Chácara Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, local destinado à recuperação de dependentes de álcool e drogas, foi inaugurado no dia 1 de abril de 2013.

Atualmente, são 20 pessoas em processo de recuperação e contam com toda estrutura necessária, como alojamento, refeições e práticas laborais, sem custo algum para as famílias. Os internos passam pela recuperação em um período de nove a 12 meses.

Para alcançar a recuperação são trabalhados os 12 passos para a vida cristã. O processo consiste em trabalho, disciplina e oração. Na chácara, os internos desenvolvem todas as atividades, como faxina, cozinha, manutenção de grama, cuidados com os animais e a panificação. Os acolhidos produzem pães que são comercializados nas novenas e os recursos arrecadados ajudam na manutenção da Comunidade.

Todo esse trabalho é acompanhado pelo Diretor Espiritual da Comunidade, Pe. John Gallagher. O local ainda conta com o apoio de profissionais especializados que desenvolvem atividades voluntárias. São três psicólogos, sendo dois especialistas em dependência química e um em família, um acupunturista, uma médica e uma enfermeira e um profissional de educação física.

Os acolhidos recebem cursos de capacitação em diversas áreas, oferecidos por parceiros que disponibilizam o treinamento de forma gratuita.

Os acolhidos ainda recebem os grupos de Mútua Ajuda dos Narcóticos e Alcoólicos Anônimos que duas vezes por mês visitam o local para compartilhar a experiência.

Doações para famílias em situação de vulnerabilidade social

A AFIM atende às famílias com fornecimento de cesta básica e roupas. As famílias são previamente cadastradas no Setor Social da Associação. Após o cadastro, recebem a visita domiciliar da Assistente Social. Essa ajuda pode durar de três a quatro meses, dependendo de cada caso. Porém, ao identificar a real dificuldade de cada uma dessas famílias, esse prazo pode ser estendido.

Atendimento Psicológico

O setor de psicologia a AFIM conta atualmente com 18 voluntários profissionais da área de psicologia, devidamente registrados no CRP/MS (Conselho Regional de Psicologia).  O acompanhamento oferecido dura em torno 12 sessões, sendo realizado uma vez por semana por cerca de 1 hora. Esse acompanhamento, denomina-se psicoterapia breve, ou seja, é um atendimento realizado por um psicólogo num curto período de tempo, com a finalidade de tratar questões pessoais como:  dificuldades emocionais, comportamentais e cognitivas. O objetivo final deste trabalho é a recuperação da saúde mental do indivíduo, para que este possa ter uma boa qualidade de vida.

Para iniciar o acompanhamento é preciso passar por uma triagem com o psicólogo, agendada na AFIM e aguardar disponibilidade de vaga.

KIT GESTANTE

Nesse projeto, gestantes em situação de vulnerabilidade social recebem um acompanhamento especializado, com atendimento psicológico, orientações nutricionais e sobre exames pré-natal para garantir a saúde do bebê e da mãe. No final recebem um kit, com roupinhas e materiais de higiene.

AFIM:

Av. Afonso Pena, 488 – Amambaí | Campo Grande/MS
(67) 3211.6072 | 3211.6020 | 3211.6005 | 99200.7187

Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Av. Afonso Pena, 377 - 79005-000 - Campo Grande - MS

contato@perpetuosocorroms.com.br

(67) 3384.2818 – (67) 3384.9969

AFIM

Av. Afonso Pena, 488 - Amambaí - Campo Grande - MS

assistenciasocial@afimcg.org.br

(67) 3211.6072 | 3211.6020 | 3211.6005

Facebook

X