Próximo Capítulo Geral da Congregação ocorre na Tailândia

0

CAPÍTULO GERAL DA CONGREGAÇÃO REDENTORISTA

A Congregação do Santíssimo Redentor, popularmente conhecida como Redentorista, como tantas outras que existem na Igreja, realiza periodicamente o seu Capítulo Geral, que é uma grande assembleia com representantes de todas as Províncias e Vice-Províncias do mundo.

Nossa congregação já tem 283 anos, celebrando sempre o seu aniversário no dia 9 de novembro. Durante essa história já foram realizados 24 Capítulos Gerais e a próxima Assembleia Capitular acontecerá na Tailândia, em outubro/novembro de 2016. Até hoje, apenas 02 Capítulos Gerais haviam sido realizados fora da Itália, o capítulo de 1991, realizado aqui no Brasil, em Itaici, e o de 1997, realizado em West End, nos Estados Unidos. Esta estatística mostra que um Capítulo Geral é um evento extraordinário na vida de uma ordem ou congregação religiosa.

O Capítulo geral, devidamente convocado e constituído, é o órgão supremo de governo interno da Congregação, e a representa. Expressa a participação e o interesse de todos os confrades pelo bem de todo o Instituto (Const. 104).

O que é um Capítulo Geral

Cada Província ou Vice-Província deve realizar periodicamente o seu Capítulo Provincial. O Capítulo de São Paulo, por exemplo, acontece todos os anos.

O Capítulo Geral é uma expressão visível de um senso fundamental de democracia que está no coração da vida religiosa.  Esta democracia se baseia na igualdade radical de todos os membros em razão do seu batismo e da sua consagração religiosa, e da consequente vocação comum de todos para serem profetas ou porta-vozes de Deus.  Neste sentido, um Capítulo Geral se parece mais com a reunião dos apóstolos com Maria no Cenáculo, em Pentecostes, do que com um parlamento ou congresso moderno.  Os participantes do Capítulo Geral se reúnem em nome de Jesus Cristo, na certeza de que o seu Espírito os ajudará a realizar a sua tarefa.

Para poder cumprir devidamente tão grave encargo, o Capítulo geral submeterá a acurado exame a situação geral da Congregação, indagando se ela permanece fiel à própria missão, de acordo com o espírito do Fundador e as legítimas tradições e se ela tem se mostrado sempre dócil à voz de Deus, que a interpela continuamente no mundo e na Igreja(Const. 108; cf. Const. 109; Est. 0116-a). 

Tarefa do Capítulo Geral

O Capítulo Geral deve primeiramente examinar com franqueza o estado da Congregação, que exerce a sua missão em quase oitenta países do mundo inteiro.  Este exame deve levar os membros do Capítulo a defrontar-se com certas perguntas incômodas: Estamos sendo fiéis à nossa missão, a partir da inspiração carismática de Santo Afonso e conforme os sinais dos tempos?  O que o Senhor está pedindo para nós hoje?  Como estamos sendo solicitados a fazer mudanças?

O Capítulo Geral vai apresentar diretrizes específicas para toda a Congregação, propondo um roteiro que ajude os Redentoristas a viver com mais autenticidade a sua vocação missionária.  Finalmente, os delegados vão eleger a liderança da Congregação para os próximos seis anos: o Superior Geral e os seus Conselheiros, que juntos formam o Conselho Geral.

Seus participantes

O Capítulo Geral começa com mais ou menos 100 membros, sem contar alguns redentoristas que formam as equipes de serviço. É gente vinda de todas as províncias, Vice-Províncias, Regiões ou Missões da Congregação. A maior parte dos membros do Capítulo Geral são superiores provinciais, vice-provinciais e regionais, mas a Província que tem mais de 100 membros, como a Província de São Paulo, tem direito de eleger um segundo representante como vogal. Por exemplo, a Província de Varsóvia, a maior Unidade da Congregação, tem direito a dois delegados eleitos, além do seu Superior provincial.

O Superior Geral, o seu antecessor imediato e os atuais Conselheiros Gerais são todos Capitulares, como também o Secretário geral, o Ecônomo geral e o Procurador geral. Eles são membros de direito. Com esta composição, o Capítulo Geral contará com representantes de todos os continentes e praticamente de todos os países nos quais a Congregação está presente hoje.

A partir deste sexênio o Capítulo Geral é vivenciado em sua primeira fase através das assembleias das Conferências dos redentoristas que mais ou menos se organizam pelos cinco continentes do mundo. Os redentoristas da América Latina e Caribe estarão reunidos em Atyra, no Paraguai, na primeira quinzena de maio de 2016 para preparar e já viver o capítulo que é “um tempo de graças para toda a Congregação Redentorista”.

Oração pelo XXV Capítulo Geral (2016)

Pai Misericordioso, que por amor nos deu o seu Filho Jesus Cristo, nosso Redentor; derrame seu Espírito Santo sobre nossa Congregação que se prepara para o Capítulo Geral, sobre nossas comunidades e sobre cada um de nós.

Que nossas buscas e decisões sejam de acordo com a sua Vontade para uma maior fidelidade à nossa missão: o anúncio do Evangelho nas urgências pastorais aos mais abandonados, especialmente os pobres.

Que Maria, Mãe do Perpétuo Socorro, Santo Afonso, os Santos, os Beatos e os Mártires da Congregação, velem para que se renove em todos os redentoristas o chamado a serem apóstolos fortes na fé, alegres na esperança, fervorosos na caridade e inflamados no zelo.

Mãe do Perpétuo Socorro, Roga por nós!
Santo Afonso, Roga por nós!

Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Vice-Provincial de São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here