REGULAMENTO DO V CONCURSO NACIONAL DE POESIAS – ANO 2015

0

 

1- Da Criação

1.1 O Concurso Nacional de Poesias, realizado pelo Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, é um projeto literário com o título PALAVRAS DE LUZ, implantado em 14 de setembro de 2011.

  1. O V Concurso Nacional de Poesias, ano 2015, reger-se-á por este Regulamento.
  2. Tema: “É Tempo de Esperança”
  3. Dos Objetivos

4.1 – Gerais

Evangelizar por meio da poesia e incentivar a prática da leitura.

4.2 – Específicos:

-estimular o aprimoramento da produção literária;

– propiciar a descoberta de novos talentos;

– valorizar o ser humano;

– incentivar o gosto pela leitura;

– divulgar os trabalhos classificados;

– publicar coletânea de poesia.

  1. Das inscrições

5.1 Poderá concorrer ao certame qualquer pessoa, com idade a partir de 12 (doze) anos, que apresente seu(s) trabalho(s) em língua portuguesa e que resida no Brasil.

5.1.1 É vedada a inscrição no concurso dos integrantes das comissões: julgadora e organizadora.

5.2 Cada participante poderá concorrer com até dois poemas.

5.3 Os poemas deverão ser inéditos, de no máximo 30 linhas (versos).

5.3.1 Os poemas manuscritos ou que excederem ao limite de linhas serão desclassificados.

5.3.2 Entende-se por inédito o poema nunca publicado em jornal, revista, livro, internet e/ou outros meios de difusão.

5.4 Cada poema deverá ser enviado em 3 (três) vias, digitado em papel A4, espaço 1,5 (um e meio), fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, identificado somente com o pseudônimo, devendo ser o mesmo pseudônimo para todas as poesias inscritas pelo mesmo autor.

(Obs. 1. pseudônimo não é o nome literário.

Obs. 2. Para garantir a lisura do concurso, o pseudônimo não poderá ser o mesmo utilizado em concursos anteriores, deste Santuário).

5.5 Os dados de identificação do autor deverão ser enviados dentro de um envelope menor, constando de: nome do autor; pseudônimo; título da(s) poesia(s); endereço completo (com CEP); telefone para contato e e-mail. Na parte externa desse envelope menor deverá constar: o(s) título(s) da(s) poesia(s) e o pseudônimo do autor. O envelope menor, com os dados do autor, deverá ser lacrado e enviado dentro do envelope maior que contém o(s) poema(s) para o concurso. (O envelope menor só será aberto após a soma das notas dos jurados e a devida classificação dos poemas).

5.6 No envelope maior colocar como remetente o pseudônimo e o endereço completo. A identificação indevida do concorrente, bem como o não atendimento a qualquer item do regulamento, implicará na desclassificação do mesmo.

5.7 Será considerada como inscrição a entrega, em mãos, ou a remessa (via postal) dos envelopes contendo as poesias, no seguinte endereço: Av. Afonso Pena nº 377, Bairro Amambaí, Campo Grande/MS, CEP 79005-001, valendo como data de inscrição a data constante no carimbo dos Correios. Não serão aceitas inscrições de poesias via e-mail.

5.8 O período de inscrição será de 17 de junho a 19 de agosto de 2015. 

 

        6 – Do Julgamento

6.1 Os poemas serão julgados por uma comissão formada por escritores ou professores reconhecidamente idôneos da comunidade sul-mato-grossense, cuja decisão será irrevogável e irrecorrível.

7- Dos Critérios para Seleção

7.1 Para a seleção serão considerados os seguintes critérios: valor literário, adequação ao tema e correção da linguagem.

7.2 Caso haja empate, o desempate ocorrerá mediante análise, pela comissão organizadora, a qual considerará, por ordem, os critérios estabelecidos no item 7.1.

   8 – Da Seleção

8.1 Serão selecionados até 40 (quarenta) poemas.

9 – Do Resultado

9.1 Os nomes dos autores dos poemas selecionados serão divulgados no dia 16 de setembro de 2015, pelo site: WWW.perpetuosocorroms.com.br e nos murais do Santuário.

9.2 Os selecionados serão comunicados via e-mail, devendo, estes autores, enviar: uma foto (individual), um breve curriculum de no máximo 10 (dez) linhas, e o poema selecionado, sem alterações, (tudo num mesmo arquivo) para o e-mail:  [email protected]

10- Da Premiação

10.1 Os cinco primeiros colocados receberão troféu, certificado e prêmio em dinheiro nos seguintes valores:

                     1º lugar: 1.000,00 (mil reais) e troféu Nossa Senhora do Perpétuo Socorro;

2º lugar: 600,00 (seiscentos reais) e troféu Palavras de Luz;

3º lugar: 400,00 (quatrocentos reais) e troféu Palavras de Luz;

4º lugar: 300,00 (trezentos reais) e troféu Palavras de Luz;

5º lugar: 200,00 (duzentos reais) e troféu Palavras de Luz;

Os demais classificados receberão certificado de participação, sem identificação de classificação.

  1. Da Realização

11.1 Os poemas classificados comporão um livro, com lançamento previsto para o dia 17 de novembro de 2015.

11.2 No livro, os poemas serão organizados em ordem alfabética de nome de autor, e cada autor receberá a quantia de 5 (cinco) exemplares a título de direitos autorais.

11.3 Os demais exemplares serão comercializados.

12- Das Comissões

12.1 O concurso será realizado por duas comissões: organizadora e julgadora. A comissão organizadora será composta por três membros e será responsável pela organização de todo o concurso.

12.2 A comissão julgadora será composta por três membros entre professores e profissionais ligados à área e atuará no exame e seleção dos poemas.

13- Das Disposições Gerais

13.1 As decisões das comissões julgadora e organizadora serão soberanas e irrecorríveis.

13.2 A comissão organizadora se reserva o direito de revisar os poemas selecionados, adequando-os às normas gramaticais e literárias, se necessário, para posterior publicação.

13.3 Os poemas inscritos não serão devolvidos e, após o lançamento do livro, serão incinerados.

13.4 A inscrição no concurso implica na total aceitação do presente regulamento, bem como na autorização para publicação do(s) poema)s) e ou imagem, em livro ou qualquer meio de comunicação, com a devida identificação do autor.

13.5 O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro não se responsabiliza pelo transporte, alimentação e estadia dos participantes classificados de outras cidades ou estados que desejarem vir a Campo Grande para o evento do lançamento.

13.6 As questões não previstas neste Regulamento serão resolvidas pela Comissão Organizadora.

Campo Grande/MS, junho de 2015.

Comissão Organizadora