Romaria do Pai Eterno 2015: 2,8 milhões de romeiros reunidos pela fé

0
A programação da Romaria do Divino Pai Eterno 2015 foi encerrada na noite deste domingo, 5, em Trindade (GO), Goiás. Segundo a Polícia Militar, cerca de 2,8 milhões de romeiros passaram pela Capital da Fé de Goiás durante os dez dias de mais uma Tradicional Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno.

A Missa de Encerramento foi presidida pelo Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, Pe. Robson de Oliveira, com a presença do cardeal de Roma, Dom Lorenzo Baldisseri. Com a tradicional queima de fogos, o momento foi marcado por grande louvor e emoção.

O tema deste ano, “Consagrados ao Pai Eterno”, propôs aos milhares de romeiros uma verdadeira renovação da fé, com base e reflexão nos Sacramentos oferecidos pela Igreja por meio do Evangelho. Ao todo foram realizadas 115 missas, 45 novenas, 11 procissões e 30 orações do terço, além de alvoradas, vigílias, centenas de batizados e milhares de confissões.

“Foi uma Festa excepcional! Um tema belíssimo que toca a vida e o coração das pessoas. Um povo que, mesmo em tempo de crise difícil, está vindo se entregar a Deus. Foi uma Romaria muito bonita durante todos os dias, uma Festa de filhos de Deus mesmo. Faço uma avaliação muito mais que positiva, uma Festa de paz para tantos milhões de pessoas que passaram por aqui. É alegria no coração para todos nós”, comemorou Pe. Robson de Oliveira.

Moradora de Trindade e devota do Divino Pai Eterno, a romeira Luciene Moraes afirmou que a cada ano que passa a Romaria a surpreende mais: “A fé do povo é muito bonita. Temos mais é que agradecer ao Divino Pai Eterno por tanta gente reunida em nome da fé e do amor”.

O romeiro João José Camargo veio com a família de Vila Rica (MT) e não conteve a emoção com a queima de fogos. “É muito bonito de se ver. Estou encantado com tanta demonstração de devoção aqui em Trindade. Tenho muita gratidão ao Divino Pai Eterno por tantas bênçãos que já recebi e, estar aqui hoje, é mais uma que recebo”, declarou.

Segurança e atendimento

unnamed (15)

Durante a Romaria, muitos devotos fizeram a pé o caminho pela Rodovia dos Romeiros (GO-060). No Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), estrutura montada nesse trajeto pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), foram distribuídos 300 mil pães e 270 mil copos de leite, café, chá e suco. Houve ainda distribuição de laranjas, atendimentos de enfermagem, área de descanso e banheiros.

De acordo com o tenente-coronel Emerson Divino Ferreira, comandante da 1ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM), este ano foi muito importante o apoio da Igreja, especialmente com o Ponto de Encontro, estande destinado a achados e perdidos e também ao apoio em caso de pessoas que se perdessem de seus amigos e parentes. Além disso, ele afirma que o posto médico montado próximo ao Santuário também ajudou muito. “Isso contribuiu muito com o nosso trabalho durante a Romaria 2015 que, na parte religiosa, foi uma festa muito tranquila e organizada”, destaca.

Em relação à segurança, para o comandante do 22º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Paulo Henrique Segato de Melo, a Romaria 2015 foi uma festa muito boa, graças à parceria de vários seguimentos responsáveis pela estrutura da Festa. “Foi uma festa excelente e muito organizada”, diz.

Fonte: Afipe