Santuário celebra Tríduo Pascal

0

A Semana Santa celebra o mistério da Paixão, da Morte e da Ressurreição de Jesus Cristo. A semana começou no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição, no Domingo de Páscoa.

Nesta quinta-feira, 18 se inicia a fase mais importante da Semana Santa. Neste dia é celebrada a missa da Instituição da Eucaristia (Lava Pés). No Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a missa será às 19h.

Na Quinta-feira Santa é lembrada a última ceia de Jesus com seus discípulos, quando Ele anuncia que será morto. Nessa ocasião Jesus faz a instituição da Eucaristia (cria a missa) e cria também a “figura” do sacerdote, do padre, quando ele diz “. Foi nesta mesma ceia que Ele fez ainda um gesto muito significativo: lavou os pés dos discípulos e diz que todos eles devem lavar os pés uns dos outros, ou seja, servir.

No dia seguinte, na Sexta-feira Santa, Jesus é crucificado. Motivo de luto, esse é o único dia do ano que não se celebra missa. Apenas se faz a celebração da morte dele com a Celebração da Paixão do Senhor, às 15h. Além da Celebração, o Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realizará uma Via Sacra, às 19h.

No Sábado Santo, 20, o Santuário celebra a Vigília Pascal às 19h. “É dia de espera. São feitas leituras bíblicas desde o antigo testamento até o novo, lembrando que Deus é bom, é fiel”, ressalta Pe. Reginaldo Padilha, reitor do Santuário

A Semana Santa encerra com o Domingo de Páscoa, dia em que Jesus ressuscitou. Páscoa significa “PASSAGEM” da morte para a vida.

 

Programação:

QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA (18/04)

9h: Missa Crismal (Igreja Matriz Nossa Senhora da Abadia / Sidrolândia)

19h: Missa da Ceia do Senhor

21h às 00h: Adoração

 

SEXTA-FEIRA DA SEMANA SANTA (19/04)

7h às 15h: Adoração

15h: Celebração da Paixão do Senhor

19h: Via Sacra com Canto do Perdão

 

SÁBADO SANTO (20/04)

19h: Solene Vigília da Páscoa na Ressurreição do Senhor com Rito do Batismo

 

DOMINGO DA PÁSCOA NA RESSURREIÇÃO DO SENHOR (21/04)

7h: Santa Missa

10h: Santa Missa com Primeira Comunhão das Crianças

16h: Santa Missa com Primeira Comunhão dos Adultos

18h: Santa Missa

20h: Santa Missa