Santuário Estadual celebra Tríduo e Solenidade em honra a Santo Afonso
O Santuário Estadual celebrará, entre os dias 29 de julho e 1º de agosto, o Tríduo e a Solenidade em honra a Santo Afonso, Fundador da Congregação redentorista.
A comemoração em honra ao Fundador dos Missionários Redentoristas terá como tema “Santo Afonso, missionário da esperança continuando os passos do Redentor!”, em comunhão com o lema que anima a Congregação no sexênio 2022-2028.
Cada dia do Tríduo em preparação à Solenidade de Santo Afonso trará iniciativas do Ano dedicado à Vida Comunitária, aberto pelo Superior Geral, Pe. Rogério Gomes, no último dia 15 de março: a identidade, a formação e a missão.
Santo Afonso Maria de Ligório, nascido em Nápoles, na Itália, em 1696, era advogado no Direito Civil e Canônico, mas discernindo a vocação sacerdotal abandonou os tribunais e fundou a Congregação do Santíssimo Redentor em 1732, cujos religiosos assistem pastoralmente os fiéis e devotos no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro desde 1939.
Para incrementar a vida cristã entre o povo, entregou-se à pregação e escreveu livros, principalmente de Teologia Moral, ciência em que é considerado mestre. Eleito Bispo de Sant’Agata de’ Goti, dirigiu a comunidade diocesana com exímio zelo. Já debilitado pela enfermidade e idade, renunciou à Diocese, falecendo entre os Missionários Redentoristas em Nocera dei Pagani, em 1º de agosto de 1787.
