Santuário Estadual chama atenção para a Campanha Setembro Amarelo
O Santuário Estadual chama atenção dos devotos para a Campanha Setembro Amarelo, mês dedicado a prevenção do suicídio.
No Brasil, a campanha foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida, Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria, com a proposta de associar à cor amarela ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, 10 de setembro.
O suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios.
Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.
Se no seu convívio, você encontrar alguém que precise dessa ajuda, esteja disposto a ampará-la através de um escuta ativa e sem julgamentos. Demonstre empatia e a ajude a procurar um profissional especializado que irá saber como manejar a situação.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) promove apoio emocional e prevenção do suicídio, com atendimentos gratuitos a qualquer pessoa. O centro garante sigilo total e atende por telefone, e-mail e chat 24 horas por dia, nos sete dias da semana, pelo telefone 188.