Santuário Estadual se alegra pelo aniversário de 72 anos de Dom Mariano!
Janusz Marian Danecki nasceu em Sochaczew, na Polônia, e discernindo a vocação religiosa e sacerdotal ingressou na Ordem dos Frades Menroes Conventuais em 1965. No ano de 1971 professou os votos religiosos como franciscano conventual, e em 1977 foi ordenado presbítero. Durante o regime comunista em seu país natal exerceu seu ministério em Niepokalanów e Łodz, e em 1985 partiu como missionário para o Brasil, desempenhando em Goiás e no Distrito Federal os ofícios de formador dos candidatos à vida religiosa e ao sacerdócio, Diretor Nacional da Milícia da Imaculada, pároco, reitor de seminário, guardião do convento, secretário da Custódia e vigário provincial.
Quando o Papa Francisco o nomeou Bispo Auxiliar de Campo Grande, em 25 de fevereiro de 2015, era Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Juruá, na Prelazia de Tefé, no Estado do Amazonas. Foi ordenado bispo e apresentado como novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese em 1º de maio do mesmo ano. Pelas mãos de Dom Mariano o Santo Padre recebeu o Ícone da Padroeira de Mato Grosso do Sul ornado com as terras dos 79 municípios do Estado em setembro de 2022, quando da visita ad limina Apostolorum, como agradecimento do episcopado sul-mato-grossense pelo reconhecimento pontifício de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como Padroeira estadual.
Rendamos hoje graças a Deus pelo dom da vida, e a vocação religiosa e sacerdotal de nosso Bispo Auxiliar, para que, revestido das virtudes apostólicas, possa desempenhar dignamente seu ministério pastoral e servir com fidelidade o Povo de Deus.