Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - MS

São Clemente Hofbauer

São Clemente Maria Hofbauer, nasceu em 26 de dezembro de 1751 em Tasswitz, Morávia como John Dvorák. Ele era a nono filho de um açougueiro que  mudou  o nome de família do moraviano  Dvorak para o germânico  Hofbauer. Seu pai morreu quando Clemente tinha seis anos. Um pouco mais tarde ele sentiu o chamado para a vida religiosa, mas sua família era muito pobre para pagar a sua educação. Ele então se tornou um aprendiz de padeiro e mais tarde como padeiro foi trabalhar com os eremitas no monastério de Bruck. Quando os eremitas foram abolidos pelo Imperador  José II, Clemente trabalhou como padeiro em Viena, Áustria. Mais tarde foi um eremita na Itália com Peter Kunzmann e tomou o nome de Clemente. Ele fez  várias peregrinações a Roma. Durante sua terceira peregrinação ele entrou o para o a Ordem dos Redentoristas em San Guliano e adicionou o nome de Maria passando a se chamar Clemente Maria Hofbauer. Ele se encontrou com algumas pessoas durante uma missa que decidiram pagar pela sua educação.

Ele estudou na Universidade de Viena e em Roma. Ordenado em 1785 ele foi designado para Viena. Missionário em Varsóvia com vários companheiros de 1786 a 1808, trabalhando com os pobres e construindo escolas, ele e os irmãos pregavam às vezes até cinco sermões por dia. Dali ele enviou  missionários Redentoristas para  a Alemanha e Suíça. Seus companheiros foram aprisionados  em 1808 quando Napoleão suprimiu as ordens religiosas e os expulsou da Áustria. Um notável pregador e diretor espiritual em Viena, Clemente era diretor espiritual do Convento das Irmãs Ursulinas. Ele fundou um colégio católico em Viena, trabalhou com os pobres e ajudou a revitalizar a vida  religiosa na Alemanha. Trabalhou contra o estabelecimento de Igreja Nacional Germânica e contra o Josephinismo  que queria o controle  secular do Clero e da Igreja.

Para dar comida e roupa aos garotos que recolhera das ruas, tinha de esmolar constantemente. Fazia isto sem constrangimento. Conta-se que em outra ocasião ele foi mendigar num bar. Quando Clemente pediu uma doação, um dos donos desdenhosamente lhe cuspiu cerveja no rosto. Clemente limpou o rosto e respondeu: “Isto foi para mim. Agora, o que o Senhor tem para os meus meninos?” Os homens que estavam no bar ficaram tão pasmados com aquela resposta heróica, que deram a Clemente mais de 100 moedas de prata. Faleceu em 15 de março de 1820 na Áustria, Viena. É considerado o segundo fundador da Congregação do Santíssimo Redentor. Clemente Maria Hofbauer foi beatificado pelo Papa Leão XIII em 29 de janeiro de 1888 e canonizado em 20 de maio de 1909 pelo Papa Pio X. Em 1914, o Papa Pio X concedeu-lhe o título de Apóstolo e Patrono de Viena. Hoje, mais de 150 anos após a sua morte, a festa anual de São Clemente é lembrada de modo especial pelo povo de Viena e pelos 6.000 padres e irmãos em todo o mundo, que vestem o hábito redentorista como São Clemente o fez. Sua festa é celebrada no dia 15 de março.

Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Av. Afonso Pena, 377 - 79005-000 - Campo Grande - MS

contato@perpetuosocorroms.com.br

(67) 3384.2818 – (67) 3384.9969

AFIM

Av. Afonso Pena, 488 - Amambaí - Campo Grande - MS

assistenciasocial@afimcg.org.br

(67) 3211.6072 | 3211.6020 | 3211.6005

Facebook

X