Tríduo de Santo Afonso
O Santuário celebra, nos dias 29 (às 09h,15h e 19h), 30 (19h) e 31 (19h) de julho, o tríduo de Santo Afonso. E no dia primeiro de agosto (7h, 10h, 16h,018h e 20h), a santa missa de Santo Afonso Maria de Ligório. O ano de 2021 marca os 150 anos da proclamação de Santo Afonso Maria Ligório como Doutor da Igreja.
Foi no dia 11 de março de 1871 que os cardeais, de forma unânime, declararam que o fundador dos Missionários Redentoristas merecia o título reservado aos Doutores da Igreja por sua grande contribuição para a compreensão de algum ponto da doutrina católica e sua vivência.
No dia 23 do mesmo mês, um escrito do papa Pio IX aprovou e confirmou esta decisão memorável e, em 7 de julho de 1871, ele também conferiu solenemente a Santo Afonso, nosso Fundador, a gloriosa nomeação de Doutor da Igreja.
Conheça a história de Santo Afonso:
Bispo e Doutor da Igreja , Afonso Maria de Ligório nasceu em Nápoles, na Itália, em 1696, numa nobre família. Com 16 anos doutorou-se em direito civil e eclesiástico.
Ele já se destacava em sua posição social quando se deparou com realidades da sociedade que levaram Afonso a profundas reflexões. Escolheu a renúncia profissional, a herança e títulos de nobreza e acolheu sua via vocacional.
Santo Afonso Maria de Ligório realizava missões com os mendigos da periferia de Nápoles e camponeses. Fundou a Congregação do Santíssimo Redentor, ou Redentoristas. Depois de percorrer várias cidades e vilas do sul da Itália convertendo com suas missões, Santo Afonso de Ligório, com 60 anos, foi eleito Bispo.
Entrou no Céu com 91 anos, depois de deixar vários escritos sobre a Doutrina Moral, sobre a devoção ao Santíssimo Sacramento e a respeito da Mãe de Deus, sendo o mais conhecido: “As Glórias de Maria”.