Tu és Sacerdote para sempre! Parabéns Dom Dimas

0

A comunidade católica de Campo Grande comemora nesta quinta-feira, 3 de dezembro, o aniversário de 27 anos de Ordenação Sacerdotal do arcebispo metropolitano da Capital, Dom Dimas Lara Barbosa.

Natural de Boa Esperança (MG), Dom Dimas tem 59 anos – nasceu no dia 1º de abril de 1956. Foi ordenado padre em 3 de dezembro de 1988 e em 2003 foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ). Em 4 de maio de 2011 foi chamado para o governo da Igreja Católica em Campo Grande, tomando posse no dia 10 de julho do mesmo ano.

Antes de iniciar os estudos no seminário, Dom Dimas graduou-se em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP). Após ingressar na vida religiosa, cursou faculdade de filosofia no Instituto de Filosofia São Bento em São Paulo e teologia no Instituto de Teologia Sagrado Coração de Jesus em Taubaté.

Durante sua vida sacerdotal atuou na Diocese de São José dos Campos como pároco em várias paróquias, professor e diretor do Seminário Propedêutico, vice-reitor do Seminário de Filosofia, professor do Instituto de Filosofia Santa Teresinha do Menino Jesus e, posteriormente, vice-reitor da Residência Teológica Padre Rodolfo. Em Taubaté foi professor do Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus.

Atuou também como secretário no Instituto Nacional de Pastoral e na Comissão Episcopal de Doutrina na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – entre os anos de 2000 a 2003. Em 2007 foi eleito secretário-geral, cargo que ocupou até maio de 2011. E no mesmo ano assumiu como presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB e segundo vice-presidente do CELAM – cargos que ocupou até abril de 2015. Além de Arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas atualmente é o presidente do Regional Oeste 1 da CNBB.